Como Educar Meu Filho(a)?
O próximo ano está à porta, estamos no século 21… Você, meu caro leitor, já percebeu o quanto essa nova geração é surpreendentemente inteligente? Vejo a minha filha de 05 (cinco) anos de idade e faz coisas que eu só vim fazer com o dobro da idade dela. Fico extremamente boquiaberto com suas façanhas. E ao parar para pensar nisso, percebo o quanto é extremamente difícil de educar uma criança assim, tão maravilhosamente inteligente. E como falei antes, não é apenas a minha filha, já vi várias outras crianças com o mesmo comportamento, a mesma habilidade de surpreender com seus feitos espetaculares. E pensando nisso, percebo que nós, pais, temos uma missão extremamente importante e beirando o impossível de realizar. Pois, como educar uma criança que já sabe argumentar com você, usa suas palavras para lhe contradizer, fazer-lhe entender o que é certo e o que é errado, quando vivemos uma época de inversão de valores, e eu pergunto, como educar uma criança assim? Pois bem, eu lhe respondo como eu achei a solução para lidar com meu prodígio.
Eu e minha esposa, ao percebermos o potencial da nossa filha, decidimos educá-la falando sempre a verdade, custe o que custar. A honestidade é muito importante. Pois, ela só tem a nós para que possa confiar e como confiar em alguém que mente para você. Que lhe faz acreditar que papai noel, coelho da páscoa, bicho papão, boi da cara preta e tantos outros contos e folclores existem? Com o objetivo de assustar, ou acalmar a criança. Simplesmente porque não quer ouvir o choro, ou seu interrogatório de perguntas sem fim. Pois, está descobrindo o mundo agora. Dizer para criança que a picada de uma injeção para aplicação de uma vacina não vai doer, é na minha opinião, a maior burrice. Dessa forma, está sendo desconstruído o laço de confiança entre você e seu filho(a). Ele(a) precisa saber que pode confiar em você e contar com você para tudo que precisar. Pois, ele(a) tem a certeza que você nunca mentiria para ele. Que você, é o único(a) que vai ser verdadeiro com ele(a). Imagine o quanto deve ser angustiante, você não poder contar com seu sangue, com aqueles que lhe puseram no mundo? Vamos prestar mais atenção em nossos filhos. Vamos amá-los, mas também vamos educá-los com sabedoria. Na hora de dar afago, daremos afago, na hora de repreender, vamos repreender. Construa uma relação de amizade com seu filho(a). Assim, no momento que você precisar dar-lhe um conselho, ele(a) irá lhe ouvir. Pois, o vê como um amigo(a) e não uma figura autoritária que só exala medo para àqueles que estão ao redor. E além disso, contamos também com um auxílio muito importante, o RESPEITO. Procuramos ensiná-la SEMPRE, a respeitar a todos. Independente de raça, cor, gênero ou credo. Todos somos iguais perante a lei. Viemos do pó e ao pó iremos retornar, portanto devemos sempre ensinar aos nossos filhos o quão abominável é o preconceito. Seus hipócritas, metidos à religiosos, apliquem o que o deus de vocês lhes ensinou… “Ame ao próximo, como a si mesmo”. Todo ser humano, merece ser respeitado.
Confesso que será muito difícil educar seu filho dessa forma. Mas você deve ser firme, ter paciência e manter o foco. Já se foi o tempo de que espancar era sinônimo de educar. Isso nunca deu resultado. Haja vista a nossa sociedade como é “perfeita” por ter recebido tal educação. Vamos nos esforçar para criar uma geração forte, saudável e acima de tudo, uma geração consciente de que o melhor para o mundo, é o COLETIVO. Não podemos ser egoístas, devemos sempre praticar o bem, sem olhar à quem. E assim, poderemos ter esperança que este planeta ainda servirá à várias gerações.
Você pode não concordar com tudo que digo neste artigo, está no seu direito e eu o respeito. Mas precisamos fazer algo que seja sensato, se quisermos um futuro para nossos filhos. Devemos erradicar a estupidez e os absurdos que vemos neste mundo. Portanto, pense e reflita em tudo que falei. Expresse sua opinião, vamos compartilhar os nossos pensamentos. Saiba que isso já é um começo, para a transformação de uma geração forte e de valor.